Para se obter o resultado esperado, o trabalho com a escrita deve apresentar situações identificáveis para a criança e que representem algo, como no caso dos rótulos, ou alguém importante na sua vida.
Por esse motivo, encaminha-se também o trabalho pelo marco identificatório que é o próprio nome da criança. Com função de identificação, a palavra merece ser analisada por se configurar como texto.
Ressaltamos ainda a importância de se efetivar este trabalho com outros nomes: da escola, dos pais, da cidade, dos estados, do país, de revistas e jornais, envolvendo-os em reflexões, auxiliando os alunos a fazerem relações básicas a respeito da língua escrita.
ALGUMAS SUGESTÕES PARA O TRABALHO COM NOME
- Escreva e leia o nome da criança em crachás, utilizando letra de imprensa maiúscula (caixa-alta) na presença dela, para que ela perceba.
- Estabeleça relações dos nomes dos alunos com outros que:
. têm o mesmo número de letras: ex.: ALINE/ ANDRÉ/ JOYCE/ MARIA
. iniciam com a mesma pronúncia: JOSILENE / JOSÉ
. iniciam com a mesma letra: ROGÉRIO/ RICARDO/ RENATA
. terminam com a mesma pronúncia: JULlANA / MARIANA / JÉFERSON / ÂNDERSON
. contêm palavras em si: LUANA/ LUA/ ANA - LUCIANO /LÚCIA/ ANO - MÁRCIO/ MAR
. já foram contextualizados em sala de aula: SAPO /SÔNIA/ SILVANA
* Relacione o nome dos alunos com o nome do professor, da escola, da cidade, etc.
* Escreva no quadro-de-giz o seu nome e leia em voz alta.
* Destaque a letra inicial dizendo o nome da letra.
* Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.
Proponha a pesquisa de nomes que iniciam com letra do alfabeto, nos crachás dos alunos da sala.* Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.
* Copie o nome em etiquetas para identificar o materiat escolar.Selecione rótulos de produtos cujos nomes comecem com a letra inicial dos nomes dos colegas.Monte o nome com o alfabeto móvel. Utilize os crachás para fazer chamada e jogos.Pedir a eles que pesquisem em revistas e jornais as letras que compõem o próprio nome.
Faça uma lista no quadro, separando os nomes de meninos e meninas. Depois, peça que copiem.* Sugira aos alunos a brincadeira stop. É interessante, durante todo o trabalho de alfabetização, propor desafios aos alunos, para que eles pensem sobre a escrita, sobre o que ela representa e como representa graficamente a linguagem.
* Solicite aos alunos que montem o nome de frutas, lugares, estados, pessoas, etc, com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.
* Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.
* Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com letras do alfabeto e monte um mural com os alunos.
* Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com letras do alfabeto. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.
* Solicite aos alunos que montem o nome de frutas, lugares, estados, pessoas, etc, com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.
* Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.
* Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com letras do alfabeto e monte um mural com os alunos.
* Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com letras do alfabeto. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.
0 comentários:
Postar um comentário