Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O NOME COMO REFERÊNCIA DE TRABALHO


Para se obter o resultado esperado, o trabalho com a escrita deve apresentar situações identificáveis para a criança e que representem algo, como no caso dos rótulos, ou alguém importante na sua vida.



Por esse motivo, encaminha-se também o trabalho pelo marco identificatório que é o próprio nome da criança. Com função de identificação, a palavra merece ser analisada por se configurar como texto.



Ressaltamos ainda a importância de se efetivar este trabalho com outros nomes: da escola, dos pais, da cidade, dos estados, do país, de revistas e jornais, envolvendo-os em reflexões, auxiliando os alunos a fazerem relações básicas a respeito da língua escrita.



ALGUMAS SUGESTÕES PARA O TRABALHO COM NOME



- Escreva e leia o nome da criança em crachás, utilizando letra de imprensa maiúscula (caixa-alta) na presença dela, para que ela perceba.
- Estabeleça relações dos nomes dos alunos com outros que:
 . têm o mesmo número de letras: ex.: ALINE/ ANDRÉ/ JOYCE/ MARIA
 . iniciam com a mesma pronúncia: JOSILENE / JOSÉ
 . iniciam com a mesma letra: ROGÉRIO/ RICARDO/ RENATA
 . terminam com a mesma pronúncia: JULlANA / MARIANA / JÉFERSON / ÂNDERSON
 . contêm palavras em si: LUANA/ LUA/ ANA - LUCIANO /LÚCIA/ ANO - MÁRCIO/ MAR
 . já foram contextualizados em sala de aula: SAPO /SÔNIA/ SILVANA





* Relacione o nome dos alunos com o nome do professor, da escola, da cidade, etc.
* Escreva no quadro-de-giz o seu nome e leia em voz alta.
* Destaque a letra inicial dizendo o nome da letra.
*
Solicite aos alunos que recortem, de jornais e revistas, a letra inicial do nome do professor e colem no caderno.
Proponha a pesquisa de nomes que iniciam com letra do alfabeto, nos crachás dos alunos da sala.
* Copie o nome em etiquetas para identificar o materiat escolar.Selecione rótulos de produtos cujos nomes comecem com a letra inicial dos nomes dos colegas.Monte o nome com o alfabeto móvel. Utilize os crachás para fazer chamada e jogos.Pedir a eles que pesquisem em revistas e jornais as letras que compõem o próprio nome.
Faça uma lista no quadro, separando os nomes de meninos e meninas. Depois, peça que copiem.
* Sugira aos alunos a brincadeira stop. É interessante, durante todo o trabalho de alfabetização, propor desafios aos alunos, para que eles pensem sobre a escrita, sobre o que ela representa e como representa graficamente a linguagem.
* Solicite aos alunos que montem o nome de frutas, lugares, estados, pessoas, etc, com o alfabeto móvel. Proponha que retirem as letras e observem os nomes encontrados.
* Solicite aos alunos que montem o nome do professor, com o acervo de letras. Peça que pintem da mesma cor as letras que se repetem no mesmo nome.
* Proponha uma pesquisa de rótulos cujos nomes dos produtos também iniciam com letras do alfabeto e monte um mural com os alunos.
* Mostre alguns desenhos de objetos cujos nomes também começam com letras do alfabeto. Peça aos alunos que digam os nomes dos objetos, escreva-os no quadro e, depois, solicite que copiem no caderno.
Alfabetização socioconstrutivista

 

Ler cuidadosamente antes de usar.



Uso pediátrico e adulto.




Composição:



Planejamento ........100 mg

Dedicação............100 mg

Intervenção-Mediação .......100 mg

Credibilidade ........100 mg

Mobilização  ........100 mg

Diversidade de textos .........100 mg

Amor ...........100 mg



Informação ao professor

O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar. O professor deve ser mediador e saber como a criança aprende.



É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização, aconselha-se estudar mais e planejar melhor, selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.





Indicações



É indicada a todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento.



Contra-indicações - Não tem.



Precauções



O trabalho deve estar centrado nos textos. É fundamental trabalhar com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da intervenção que o professor vai fazer.





Reações Adversas


Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.



Posologia



Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem que a criança se encontra, num total de pelo menos quatro horas diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.



Uso sob prescrição pedagógica.



Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado - Mandaguari – Paraná – Brasil





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cadastramento de professores para eventual contratação para a função de Professor de Educação Infantil.
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto na Lei nº 10.793/89, regulamentada pelo Decreto nº 32.908/92, com as alterações introduzidas pela Lei nº 13.201/2001,


COMUNICA:


1. Estarão abertas no período de 18 a 25/02/2010 nos Centros de Educação Infantil da rede direta da Secretaria Municipal de Educação, inscrições para candidatos a eventual contratação pelo prazo máximo de até 12 (doze) meses para a função de Professor de Educação Infantil.


1.1. O Professor ficará submetido à Jornada Básica de 30 (trinta) horas semanais, correspondente a 25 (vinte e cinco) hora em regência de turma e 5 (cinco) horas atividade semanais de trabalho.


2. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente habilitado, mediante o preenchimento do formulário padronizado: “Ficha de Cadastro de Candidato à Eventual Contratação”, no período especificado o item 1 e no horário das 8 às 17 horas.


2.1. Nos termos da legislação em vigor, o candidato no ato da inscrição deverá comprovar os seguintes requisitos:
a) ser brasileiro;
b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, até a data da inscrição;
c) possuir formação específica para a função, comprovada através da apresentação de diploma registrado da habilitação profissional para o magistério correspondente ao ensino médio ou Licenciatura Plena em Pedagogia.
        c.1. o candidato que ainda não detém o diploma registra da habilitação deverá apresentar, exclusivamente para fins de inscrição, Certificado de Conclusão de Curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar.


2.2. O candidato fica cientificado de que, na hipótese de ser convocado para formalizar a contratação, deverá:
a) apresentar diploma registrado da habilitação, acompanhado do respectivo histórico escolar;
b) comprovar estar quite com as obrigações;
c) ter boa conduta;
d) gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com a função a ser exercida, conforme dispõe o artigo 11 da Lei nº 8.989/79.

3. O processo seletivo dos candidatos deverá ser feito pelo Diretor de Escola da unidade receptora da inscrição, mediante apuração de tempo de serviço, considerado até 31/12/2009, com base nos seguintes critérios:
a) tempo de serviço como docente no magistério municipal de São Paulo: 2,0 pontos por dia;
b) tempo de serviço como docente no magistério particular ou público estadual, federal ou de outro município: 1,0 ponto por dia;
c) tempo de serviço na função de Pajem ou Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em Creches/ Estabelecimentos/ Centros de Educação Infantil: 0,5 ponto por dia.


3.1. o candidato deverá apresentar documento comprobatório do tempo de serviço, em estabelecimento de ensino regular ou Creches/Estabelecimentos/Centro de Educação Infantil, expresso em dias até 31/12/2009.


3.2. não será considerado como tempo de serviço o tempo computado pelo Professor para fins de aposentadoria já concedida;


3.3. após a pontuação, nos termos ora estabelecidos, os inscritos serão classificados em ordem decrescente;


3.4. para o desempate serão utilizados, pela ordem, os seguintes critérios:
a) maior idade;
b) maior número de filhos menores de 18 anos.

4. O Diretor de Escola deverá afixar a listagem da classificação prévia dos inscritos, em local visível e de fácil acesso ao público, no dia 01/03/2010, assegurando o direito do candidato à interposição de recursos contra a pontuação/classificação, nos dias 02 e 03/03/2010.


5. Após análise dos recursos, o Diretor de Escola deverá afixar até o dia 04/03/2010, em local visível e de fácil acesso, os resultados dos recursos interpostos e a classificação final dos candidatos inscritos.


6. O candidato cadastrado e classificado nos termos do presente comunicado fica cientificado de que:
a) será convocado para providências iniciais de contratação conforme cronograma.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


O que eu Gosto na minha Escola

Peça para os alunos relatarem o que gostam na escola apontando o que poderia ser mudado.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA


Escolha uma unica altenativa

01. Leia a letra da música e marque qual figura geométrica nos faz lembrar:

O meu chapéu tem três pontas

Tem três pontas o meu chapéu

Se não tivesse três pontas

Não seria o meu chapéu.

(A) círculo

(B) quadrado

(C) retângulo

(D) triângulo

(E) esfera



02. Os antecessores dos números 261, 535, 349, 480 e 179 são respectivamente:

(A) 179, 262, 349, e 480 e 534

(B) 260, 534, 348, 179 e 478

(C) 180, 262, 534, 349, e 479

(D) 179, 260, 348, e 479 e 534

(E) 262, 536, 350, 180 e 479



03. Mamãe comprou 3 dúzias de ovos no mercado. Quantos ovos ela comprou?

(A) 12 ovos

(B) 14 ovos

(C) 36 ovos

(D) 42 ovos

(E) 55 ovos



04. Na 2ª série da Escola Classe 13 de Sobradinho estão matriculados 176 alunos, mas como amanheceu chovendo faltaram 39 crianças. Quantas crianças compareceram às aulas?

(A) 120

(B) 147

(C) 215

(D) 137

(E) 213



05. Ganhei um presente no meu aniversário e veio embrulhada numa caixa de sapato. Essa caixa de sapato nos faz lembrar de:

(A) um cubo

(B) uma esfera

(C) um paralelepípedo

(D) um cone

(E) uma reta



06. Se você subtrair 519 do número 940, qual o resultado que encontrará?

(A) 421

(B) 1459

(C) 431

(D) 1421

(E) 415



07. No começo de ano as livrarias vendem muitos lápis, borrachas e apontadores. Num só dia, a livraria vendeu 138 lápis, 249 borrachas e 250 apontadores. Qual foi o total dos objetos vendidos neste dia?

(A) 607

(B) 617

(C) 527

(D) 637

(E) 547



08. A mamãe quer comprar uma camiseta e uma calça que custará 40 reais, no total. Ela olhou na carteira e só tinha 18 reais. Quantos reais ela vai precisar pedir para o papai para poder comprar a camiseta e a calça?

(A) R$ 18,00

(B) R$ 22,00

(C) R$ 38,00

(D) R$ 40,00

(E) R$ 48,00



09. No jardim da minha casa tem muitas flores e as abelhas aparecem para se deliciar com o néctar das flores. Hoje apareceram 26 abelhas e elas tinham 6 perninhas cada uma. Qual o total de perninhas tem as abelhas juntas?

(A) 136

(B) 146

(C) 156

(D) 152

(E) 162



10. Um feirante levou uma caixa de maçãs para vender. Na caixa havia 68 maçãs. No final da feira, ele contou e notou que vendeu exatamente a metade. Qual foi o total de maçãs que restaram?

(A) 14

(B) 24

(C) 34

(D) 44

(E) 54

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Parlenda do Macaco

Projeto Cante, Brinque e Encante



Justificativa:
Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se com a sua turma. Será super legal!



Objetivos:
· Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
. Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
· Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.



Metodologia:
· Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda.
· Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas
· Analisar as cantigas de roda
· Criar e inventar outras cantigas de roda.



Produção Final:
Organizar um pequeno livro com as cantigas de rodas com as letras e ilustradas pelas crianças.


O que pode ser trabalhado com este projeto?
Significado das palavras
Grafia das palavras
Parlendas
Trava-línguas
Adivinhas
Contos
Confecção de cartazes com as músicas
Instrumentos que revelam a interação com as outras culturas
Jogos populares com sucatas
Desenvolvimento da coordenação motora
O contexto, os rituais, os costumes
DançasNoção de espaço



Sugestões de Atividades:
· Elaborar textos coletivos com os alunos a partir das letras das cantigas.
· Dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola.
· Criar outras cantigas de roda e ilustrá-las.
· Organizar um livro com as cantigas já conhecidas e as novas criadas pelos alunos.
· Fazer a revisão do que foi copiado no quadro - negro com os alunos.
· Montar o livro com a turma.
· Apresentar as músicas e as danças para os pais e colegas com o autografo do livro de cantigas.