DOMINÓ COOPERATIVO
Proposta: D-Resolução de Problemas |
Contribuições |
Transformação de uma situação competitiva em cooperativa. Criação de novas alternativas para situações já estabelecidas. |
Participantes: 2,4 ou 7 |
Espaço necessário: mesa ou chão |
Duração: 10 min. ou mais Ritmo: calmo |
Material necessário |
Um jogo de Dominó de qualquer tipo |
Descrição da Dinâmica |
Joguem de modo que todos acabem as suas peças, ao invés de tentarem bloquear e interferir na jogada alheia e fazerem com que apenas um jogador vença. A inteligência necessária para ajudar o próximo jogador é a mesma de que precisamos para prejudica-lo. Peças inteiras ou uma das metades em branco poderão ser consideradas como curingas e poderão ser associadas a qualquer número. É possível introduzir variações para aumentar o desafio. Por exemplo, os jogadores poderão usar as peças de seu suprimento que formem cincos e três, ou múltiplos de cinco e três. Ou jogar de modo a formar totais de sete. Por exemplo, se a primeira peça do jogo tiver os números 4-2, o próximo jogador precisará ter um 3 ou um 5 em seu suprimento. O grupo de jogadores é um time que tem por objetivo usar o maior número de peças que puder. No final, contem quantas peças sobraram, joguem novamente e tentem deixar menos peças ainda. OBS: Ao final do jogo, conversem entre si para trocar idéias sobre dificuldades e facilidades encontradas, perdas e ganhos de se adaptar o jogo e situações que a ele podem ser comparadas. |
Fonte: Fonte: DEACOVE, J. - Manual de Jogos Cooperativos - Projeto Cooperação -Santos - 2002 |
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