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domingo, 15 de maio de 2011

DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil

Dados da Aula 

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil;
• Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas.
Duração das atividades: 30 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Atividade - Observar as diferenças entre as meninas e os meninos.
 Em conversas informais na escola e no âmbito familiar as crianças de 6 e 7 anos costumam demonstrar curiosidade, ideias originais e singulares acerca da sexualidade.  Elas demonstram interesse por seu corpo e de colegas, bem como  apresentam questionamentos sobre a sua identidade, por exemplo, como vieram ao mundo. Entendemos que esse trabalho possibilita uma reflexão teórica e prática sobre o tema sexualidade, considerando as dificuldades, limites e preconceitos que permeiam esta temática dentro da escola. 
1º momento - O (A) professor(a) deverá iniciar uma conversa e anunciar o objetivo da aula para o grupo, em seguida solicitar às crianças que falem para os colegas as suas percepções em relação ao corpo da menina e do menino. Como forma de problematizar, o(a) professor(a) deverá fazer os seguintes questionamentos:
  • O que é ser menino?
  • E o que é ser menina?
  • Como é o corpo do menino?
  • Como é o corpo da menina?
  • Como vocês imaginam que nasceram? 
  • Como nascem os bebês humanos?   
Depois desse diálogo o(a) professor(a) registra numa folha de papel as opiniões e ideias das crianças.
2º momento-  Na sala de aula, o(a) professor(a) deverá orientar as crianças para que observem o corpo de dois colegas de sala, uma menina e um menino. Os alunos ao iniciarem a observação do corpo dos colegas devem falar e descrever o que veem e percebem de diferente. Nesse momento, o(a) professor(a) problematiza a observação:
  • Observando o corpo do colega que partes externas podemos ver?
  • Observando o corpo da menina que partes externas podemos ver?
  • Quando meninos e meninas estão sem roupas que partes do corpo podemos ver?





3º momento - O professor deverá dialogar com as crianças a respeito das percepções que tiveram no momento da observação do corpo dos colegas, levando-os a estabelecer relação entre a imagem real do menino e da menina. Após realizado a observação as  crianças deverão fazer um registro através de desenhos para representar as suas percepções, segindo o cronograma abaixo:
  • O corpo da menina




  • O corpo do menino
Recursos Complementares

Avaliação
Identificar as idéias que as crianças possuem sobre ser menino e menina.
Observar se a criança nomeia as diferenças e semelhanças existentes entre o corpo da menina e do menino.

a Professora: Gilka Silva Pimentel 
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

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