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sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ensinando Tabuada para os Alunos

Esse método de ensinar tabuada aos alunos eu aprendi na Faculdade durante o curso de Pedagogia. É um modo dos alunos aprenderem com maior facilidade. Todo o material postado aqui é de autoria da minha amiga e professora Nanci Leite Branquinho e pode ser encontrado também no site: www.aprendaaqui.com.br no link educação 

Tabuada Animada
Aprender tabuada é preocupação dos alunos e principalmente dos pais que buscam estratégias constantes para que a criança obtenha sucesso.
Para auxiliá-los, oferecemos o estímulo e o prazer de aprender - através da música - de uma maneira mais descontraída resgatando um pouco do nosso folclore.

Explicação da Regra
Para cantarmos as tabuadas do 2 ao 9 é preciso entender o processo e o valor de cada dedo.
Utilizamos dois aquários para representar os agrupamentos da tabuada do nº 2, por exemplo, e os peixinhos para simbolizar os elementos da multiplicação.
2x1
Nesta representação o dedo polegar da mão direita assume o valor total de elementos no interior de cada aquário. São dois aquários com um peixinho cada. Assim, o polegar vale 2 durante o canto da paródia da tabuada do dois.
2x2
Como no exemplo anterior, agora o dedo indicador da mão direita representa 4, o valor total de elementos, ou seja, peixinhos, dentro dos dois aquários. São dois aquários (grupos) com dois peixinhos (elementos).
2x3
Então, seguindo esta regra de estipular um valor de multiplicação para cada dedo. Serão apresentados todos os grupos e elementos até a conclusão da tabuada do dois.
2x4
A partir das explicações acima, o dedo anular da mão direita vale 8 durante o canto da paródia do Sambalelê.
2x5
Ao iniciar a melodia os dedos ficam todos fechados e apenas se levantam quando o valor é chamado.
2x6
Seguindo esta regra o polegar da mão esquerda só levantará quando a melodia da música do Sambalelê chamar pelo 12.
2x7
O indicador esquerdo quando chamar 14.
2x8
O médio esquerdo 16.
2x9
O anular 18.
2x10
O mindinho esquerdo 20.
Já na tabuada do três usaremos três aquários, na tabuada do quatro serão quatro aquários e assim por diante. Os dedos assumem valores diferentes em cada tabuada e só devem ser levantados quando a canção chamar por seus valores.

Professora Mestrada Nanci Leite Branquinho

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