Princesas Felizes para Sempre
Justificativa:
As histórias clássicas giram em torno de personagens que agradam crianças de todas as gerações. A expressão “era uma vez” abre as portas para a fantasia, permitindo que as crianças façam uma viagem no tempo. Contar histórias para as crianças é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. O educador pode reservar no seu planejamento um tempo para fazer a “Hora da História” onde os alunos se permitem dar asas as suas imaginações, e viajar no tempo da fantasia.
Atividades:
As atividades propostas podem ser desenvolvidas partindo do momento literário. Este momento consiste em fazer uma roda com as crianças para a leitura das histórias. Desta forma será desenvolvido o prazer pela leitura. É interessante dar oportunidade para as crianças lerem os livros em voz alta promovendo a oralidade.
Objetivos:
Mostrar aos alunos a importância dos contos inesquecíveis, e manter vivo nas crianças à magia dos contos de fadas.
Proporcionar a quem ouve a história o poder de transformar, de incorporar personagens, de viver emoções, de viajar a lugares fantásticos.
Metodologia:
• Para iniciar este trabalho propõe-se a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho” no momento literário. Após a leitura, o educador irá promover com a turma uma conversa sobre contos de fadas. Neste momento serão coletadas as informações que o grupo tem sobre este assunto.
• Solicitar que as crianças tragam para escola livros que envolvam este gênero literário. Em grupos a turma deverá explorar os livros que os colegas trouxeram, selecionando os livros não conhecidos por todo o grupo. A partir deste momento propõem-se a leitura desses livros.
• Durante a leitura dos contos de fadas deve ser realizada a análise das diferentes versões apresentadas nos livros. Relatar para as crianças que na versão original de “Chapeuzinho Vermelho”, escrita por Charles Perrault, as personagens Chapeuzinho Vermelho e a vovó são devoradas pelo lobo. Já na versão dos irmãos Grimm o caçador salva a vovó e a Chapeuzinho Vermelho.
• Ler com a turma o livro do “Patinho Feio” e pedir para as crianças reescreverem esta história modificando algum aspecto. Explorar durante a produção dos alunos a estruturação de texto: parágrafo, formação de frases, uso dos sinais de pontuação, seqüência de idéias e ortografia.
• Selecionar com a turma um dos textos produzidos. Escrever o texto no quadro e junto com o grupo fazer a correção. Digitar e imprimir o texto para todos os alunos. Utilizar este trabalho para criar uma interpretação de texto que poderá ser registrada no caderno.
• Para encerrar o projeto, cada criança irá produzir um livro de história. Cada aluno irá escolher o conto de fada que mais lhe interessou e irá reescrevê-lo e ilustrá-lo em folhas tamanho A4. Deverá ser observada neste processo a estruturação de um livro de história: capa, folha de rosto, autor, ilustrador e editora.
• Organizar a turma em equipes e propor que cada grupo escolha um conto de fada para representar. O professor poderá utilizar o CD que contém as músicas da coleção “Os Mais Belos Clássicos” para ouvir e cantar com as crianças após cada apresentação.
• Elaborar uma história em quadrinhos a partir do livro “Chapeuzinho Vermelho”. A “Chapeuzinho Vermelho” poderá ser representada por uma personagem das histórias em quadrinhos conhecida das crianças.
Fazer uma exposição com os trabalhos realizados.
• Pode-se elaborar também, uma “Salada mista” das histórias, brincando com a criatividade do aluno. Misturar personagens de várias histórias numa só.
• Elaborar histórias matemáticas a partir do livro “Os Três Porquinhos” e “Branca de Neve”. Trabalhar a tabuada do três e do sete envolvendo os personagens três porquinhos e os sete anões
TEMA TRANSVERSAL: Ética
• Trabalhar com o grupo os valores contidos em cada conto de fada.
• Explorar a questão da inclusão, do respeito mútuo e das diferenças sociais no livro de literatura “Patinho Feio”.
• Dialogar com o grupo sobre a relação de Chapeuzinho Vermelho com a vovó. Conversar sobre o valor do idoso em nossa sociedade e a importância de respeitarmos as pessoas da terceira idade.
Observação para o professor: A maioria dos contos de fadasé originária da Europa da Idade Média, daí a incidência de
castelos, reis, príncipes, etc.
Acreditamos que seria interessante contar às crianças que, na
época em que esses contos foram escritos, há muitos e muitos anos,
a vida era bastante diferente... Peça que descubram, nos contos,
pistas de como era a vida das pessoas naquela época.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Ética, como tema transversal.
Matemática
Português
Artes
História
0 comentários:
Postar um comentário